Papel do Nutricionista

Vários são os benefícios que a atividade física pode promover à saúde. Estudos mostram associações entre inatividade física e risco de doenças cardiovasculares.

Importância da Alimentação Saudável

Por meio de uma alimentação variada com quantidades adequadas, pode-se obter uma dieta equilibrada, proporcionando nutrientes necessários para atender às necessidades do organismo.

Atividade física na promoção da saúde

Único profissional de saúde capacitado para oferecer soluções para reeducação alimentar, priorizando a individualidade, os aspectos nutricionais, as características e necessidades bioquímicas.

Receitas Saudáveis

Com intuito de promover alimentação saudável, trago receitas com ingredientes saudáveis e nutritivos!

Alimentação Funcional

Quando o alimento possui propriedades benéficas à saúde, prevenindo doenças. A nutrição funcional deve considerar a individualidade bioquímica, o equilíbrio nutricional, a biodisponibilidade de nutrientes, para que dessa forma ocorra realmente um efeito benéfico à saúde do indivíduo...

quinta-feira, 17 de abril de 2014

É Páscoa!

Chocolate!

A páscoa está chegando e é bom lembrar que para obter os benefícios do chocolate é bom estar atento aos ingredientes contidos na embalagem.

 Isso porque, os benefícios promovidos pelo chocolate são provenientes do cacau que contém flavonóides (epicatequina, catequina, procianidinas), substâncias antioxidantes protetoras de doenças coronarianas. Vale lembrar, que quanto maior a porcentagem do teor de cacau, maior é o efeito protetor, por isso é importante dá uma olhadinha nas embalagens, a maioria dos chocolates vendidos nos mercados possuem como ingredientes principais açúcar e gordura, trazendo efeitos opostos. Mas, existem no mercado opções mais saudáveis com teor entre 40, 50, 70% de cacau. E pra quem não teve jeito e ganhou aquele chocolate cheio de açúcar e gordura, o ideal é comer pequenas porções por dia. Quem resiste ao poder do chocolate não é mesmo?!

 Feliz Páscoa à Todos !!

terça-feira, 15 de abril de 2014

Hora de comer!

Comer de 3 em 3 horas? Porquê?

Todo mundo já ouviu falar por um nutricionista, alguma notícia ou até mesmo na televisão que esse hábito é muito importante, mas realmente você sabe porquê?

Um dos principais motivos é que comer de três em três horas acelera o metabolismo, pois a cada vez que você ingere alimentos, seu organismo queima calorias na tarefa da digestão. Por outro lado, quando se fica sem comer por muito tempo, o corpo aprende a economizar calorias (na forma de gordura!). Além disso, nosso corpo precisa de nutrientes constantemente para realizar todas as nossas atividades como pensar, andar, escrever, conversar...e esses nutrientes estão presentes na nossa alimentação.
Mas, nada disso adianta se você comer a cada 3 horas e a escolha dos alimentos for equivocada.
Quem se alimenta de forma saudável, em períodos curtos, acaba tendo uma sensação maior de saciedade. Assim, chega às refeições principais com menos fome. Tendo menos fome, a pessoa mastiga com mais calma e mais vezes, saboreia a comida, e a digestão se torna mais fácil.
Lembrando que quem realiza poucas refeições ao dia, isto traz consequências, uma delas é o aumento do estômago e do intestino delgado, contribuindo para o aumento de peso. O jejum prolongado também favorece a ocorrência de hipoglicemia (falta de açúcar no sangue). Por isso, é normal sentir fraqueza,dor de cabeça, tontura e mal-estar em um período longo entre as refeições.
Vamos comer mais vezes e de forma saudável !!
Sempre, procure uma nutricionista para te auxiliar e melhorar a sua qualidade de vida.

sábado, 12 de abril de 2014

Alimentação Saudável



Nada como começar o primeiro post e falar de alimentação saudável !!
Segundo o Ministério da Saúde (2010) uma alimentação saudável deve ser baseada em práticas alimentares que assumam um significado social e cultural dos alimentos como fundamento básico conceitual. Sabemos, que uma adoção na prática de alimentação saudável e a prática de atividade física previne fatores associados às doenças crônicas não-transmissíveis.
Lembrando que alimentação saudável não precisa ser cara, pois pode ser feita com alimentos naturais, produzidos na região em que vivemos;
• deve ser colorida e composta por alimentos variados;
• é sim, saborosa;
• precisa ter qualidade e ser consumida na quantidade certa (Para isso a importância do profissional Nutricionista);
• deve ser segura para o consumo, ou seja, estar livre de contaminação.
Dessa forma, irei trazer várias dicas de alimentação saudável e estilo de vida, receitinhas fits e muito mais !!

:****