Papel do Nutricionista

Vários são os benefícios que a atividade física pode promover à saúde. Estudos mostram associações entre inatividade física e risco de doenças cardiovasculares.

Importância da Alimentação Saudável

Por meio de uma alimentação variada com quantidades adequadas, pode-se obter uma dieta equilibrada, proporcionando nutrientes necessários para atender às necessidades do organismo.

Atividade física na promoção da saúde

Único profissional de saúde capacitado para oferecer soluções para reeducação alimentar, priorizando a individualidade, os aspectos nutricionais, as características e necessidades bioquímicas.

Receitas Saudáveis

Com intuito de promover alimentação saudável, trago receitas com ingredientes saudáveis e nutritivos!

Alimentação Funcional

Quando o alimento possui propriedades benéficas à saúde, prevenindo doenças. A nutrição funcional deve considerar a individualidade bioquímica, o equilíbrio nutricional, a biodisponibilidade de nutrientes, para que dessa forma ocorra realmente um efeito benéfico à saúde do indivíduo...

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Carboidratos x Fadiga Muscular

                                       Qual a importância dos carboidratos na atividade física?

Muitas pessoas associam o consumo de carboidrato com ganho de peso, não sabendo da sua real importância, o que acaba levando essas pessoas a seguirem dietas da moda, como aquelas que condenam o consumo de carboidratos, sendo que essa prática por esportistas pode trazer diversas consequências à saúde e o rendimento físico, a fadiga é uma delas.
A fadiga é definida como o conjunto de manifestações produzidas por trabalho, ou exercício prolongado, tendo como conseqüência a diminuição da capacidade funcional de manter, ou continuar o rendimento esperado. Vários são os fatores que podem levar ao aparecimento da fadiga no exercício seja ele de longa duração ou curta duração e alta intensidade. O baixo consumo de carboidratos, é uma delas, privará o organismo de energia para realização dos treinos, faltará glicose para estocar sob a forma de glicogênio, o que levará a uma maior produção de IMP (inosina monofosfato) e amônia, provocando um estresse metabólico e consequentemente à fadiga muscular. Além disso, a restrição de carboidrato determina a cetose e a perda de proteínas musculares.
O carboidrato é importantíssimo seja para qualquer indivíduo, o seu consumo deve ser adequado à necessidade de cada um, para praticantes de atividades físicas a ingestão é ainda mais importante, tanto no pré e pós treino e em alguns casos durante o treino.
A utilização de estratégias nutricionais envolvendo a ingestão de uma alimentação rica em carboidratos antes da prática de exercícios físicos aumenta as reservas de glicogênio, tanto muscular quanto hepático. Já a ingestão de carboidratos durante o esforço ajuda a manutenção da glicemia sangüínea e a oxidação destes substratos. Após o esforço a ingestão de carboidratos visa repor os estoques depletados e garantir padrão anabólico.
Por isso a importância da ingestão dos carboidratos e para que o objetivo seja alcançado é necessário uma avaliação criteriosa das necessidades individuais de cada um, sendo esta realizada pelo profissional nutricionista.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Benefícios do Whey Protein

Whey protein 

É uma proteína extraída do soro do leite, durante o processo de fabricação do queijo, onde são mantidos os peptídios do soro constituídos por beta-lactoglobulina, alfa-lactoalbumina, albumina do soro bovino, imunoglobulinas e glicomacropeptídeos. Atletas, praticantes de atividades físicas, pessoas fisicamente ativas e até mesmo portadores de doenças, vêm procurando benefícios nessa fonte protéica.
A diminuição da massa muscular esquelética está associada à idade e à inatividade física.
Já está suficientemente comprovado que a manutenção ou o ganho de massa muscular esquelética, principalmente em pessoas idosas, contribui para uma melhor qualidade e prolongamento da vida. Exercícios físicos, principalmente os resistidos com pesos, são de extrema importância para impedir a atrofia e favorecer o processo de hipertrofia muscular. Pessoas ativas e atletas necessitam de um aporte proteico maior do os indivíduos sedentários. 
As proteínas do soro apresentam benefícios muito importantes à saúde em geral. Diminui o risco de doenças infecciosas e também as consideradas crônicas ou degenerativas ao sistema imunológico, proteção contra microrganismos patogênicos, proteção contra o câncer de cólon e da mucosa gástrica, problemas cardiovasculares e osteoporose.
Para os atletas esta proteína oferece uma série de benefícios exclusivos, promovem recuperação eficiente, fortalecem a imunidade e melhoram os resultados do treinamento físico, produzindo uma melhora direta no desempenho atlético. Promovem aumento de massa muscular em conjunto com um treino apropriado devido a uma eficiente síntese de proteínas.
Do ponto de vista nutricional, essas proteínas apresentam um excelente perfil de aminoácidos essenciais os quais nosso organismo não produz, tais como: triptofano, cisteína, lisina, leucina, isoleucina e valina; sendo estes três últimos, conhecidos como aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) que favorecem o anabolismo, assim como a redução do catabolismo proteico, favorecendo o ganho de força muscular e reduzindo a perda de massa muscular durante a perda de peso.
As proteínas do soro do leite não são apenas utilizadas para o aumento da massa muscular, estão também envolvidas no tratamento do controle de peso, tratamento do câncer, diabetes, cicatrização e muitos outros.