quinta-feira, 10 de julho de 2014

Benefícios do Whey Protein

Whey protein 

É uma proteína extraída do soro do leite, durante o processo de fabricação do queijo, onde são mantidos os peptídios do soro constituídos por beta-lactoglobulina, alfa-lactoalbumina, albumina do soro bovino, imunoglobulinas e glicomacropeptídeos. Atletas, praticantes de atividades físicas, pessoas fisicamente ativas e até mesmo portadores de doenças, vêm procurando benefícios nessa fonte protéica.
A diminuição da massa muscular esquelética está associada à idade e à inatividade física.
Já está suficientemente comprovado que a manutenção ou o ganho de massa muscular esquelética, principalmente em pessoas idosas, contribui para uma melhor qualidade e prolongamento da vida. Exercícios físicos, principalmente os resistidos com pesos, são de extrema importância para impedir a atrofia e favorecer o processo de hipertrofia muscular. Pessoas ativas e atletas necessitam de um aporte proteico maior do os indivíduos sedentários. 
As proteínas do soro apresentam benefícios muito importantes à saúde em geral. Diminui o risco de doenças infecciosas e também as consideradas crônicas ou degenerativas ao sistema imunológico, proteção contra microrganismos patogênicos, proteção contra o câncer de cólon e da mucosa gástrica, problemas cardiovasculares e osteoporose.
Para os atletas esta proteína oferece uma série de benefícios exclusivos, promovem recuperação eficiente, fortalecem a imunidade e melhoram os resultados do treinamento físico, produzindo uma melhora direta no desempenho atlético. Promovem aumento de massa muscular em conjunto com um treino apropriado devido a uma eficiente síntese de proteínas.
Do ponto de vista nutricional, essas proteínas apresentam um excelente perfil de aminoácidos essenciais os quais nosso organismo não produz, tais como: triptofano, cisteína, lisina, leucina, isoleucina e valina; sendo estes três últimos, conhecidos como aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) que favorecem o anabolismo, assim como a redução do catabolismo proteico, favorecendo o ganho de força muscular e reduzindo a perda de massa muscular durante a perda de peso.
As proteínas do soro do leite não são apenas utilizadas para o aumento da massa muscular, estão também envolvidas no tratamento do controle de peso, tratamento do câncer, diabetes, cicatrização e muitos outros.