Papel do Nutricionista

Vários são os benefícios que a atividade física pode promover à saúde. Estudos mostram associações entre inatividade física e risco de doenças cardiovasculares.

Importância da Alimentação Saudável

Por meio de uma alimentação variada com quantidades adequadas, pode-se obter uma dieta equilibrada, proporcionando nutrientes necessários para atender às necessidades do organismo.

Atividade física na promoção da saúde

Único profissional de saúde capacitado para oferecer soluções para reeducação alimentar, priorizando a individualidade, os aspectos nutricionais, as características e necessidades bioquímicas.

Receitas Saudáveis

Com intuito de promover alimentação saudável, trago receitas com ingredientes saudáveis e nutritivos!

Alimentação Funcional

Quando o alimento possui propriedades benéficas à saúde, prevenindo doenças. A nutrição funcional deve considerar a individualidade bioquímica, o equilíbrio nutricional, a biodisponibilidade de nutrientes, para que dessa forma ocorra realmente um efeito benéfico à saúde do indivíduo...

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Benefícios da Aveia

Que tal usar a aveia no seu dia a dia?

Ela é conhecida como um alimento promotor de saúde por conter em sua composição proteínas
com perfil de aminoácidos equilibrados, ácidos graxos essenciais, vitaminas, minerais, esteróis, antioxidantes e fibras alimentares,
especialmente as β-glicanas.
É considerada um alimento funcional, ou seja, quando o alimento possui propriedades benéficas à saúde, além daquelas conferidos pelos nutrientes presentes nos alimentos.
Possuem capacidade de reduzir o risco de ocorrência de doenças crônicas degenerativas.
As beta glicanas que são as fibras responsáveis pelas propriedades benéficas,
estão presentes no farelo de aveia, cevada e no psyllium.
São vários os benefícios atribuídos ao consumo adequado de fibras alimentares, verificados através dos estudos, como por exemplo: diminuição do colesterol; prevenção da constipação; aumento da saciedade; redução do risco de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares; prevenção e tratamento de diverticuloses e manejo do diabetes tipo 1.
Uma vez no estômago e no intestino delgado, essas fibras aumentam a viscosidade do bolo alimentar,
diminuindo a atividade de certas enzimas digestivas, influenciando diretamente na taxa de digestão e absorção de nutrientes, na redução da glicemia pós prandial e resposta insulínica, na redução do colesterol e regulação do apetite.
Além disso, previne constipações, pois elas agem aumentando o volume das fezes, pela captação de água e pela fermentação das fibras aumentando o número de bactérias benéficas para o intestino, normalizando o trânsito intestinal.
A aveia só não deve fazer parte do dia-a-dia das pessoas que possuem alguma intolerância ou sensibilidade ao glúten.

Pode ser usada com iogurte, com frutas, vitaminas, mingaus, bolos, e muito mais.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Petiscos Para Festejar a Copa do Mundo

Petiscos Saudáveis para Copa

Quem disse que pra torcer para sua seleção favorita tem que ser com aqueles petiscos nada saudáveis?!
Vou dar algumas dicas de petiscos super fáceis de fazer e muito saudáveis também...

1-Bruschetta
Corte fatias de pão integral, coloque um molho fresco (refogue 3 dentes de alho bem picadinhos no azeite e acrescente tomate picado sem sementes, folhas de manjericão e tempere com sal e pimenta do reino moída) e cubra com uma fatia de queijo mussarela de búfala ou um bom queijo de cabra ou queijo tipo cottage.
Outra opção é colocar o molho pesto, o queijo o tomate picado e cenoura ralada. (Abuse da imaginação)


2 – Pipoca
Prefira a de panela com pouco óleo e sal ou faça sua pipoca caseira de microondas (coloque uma xícara de milho pra pipoca numa tigela de vidro, um pouquinho de água (apenas para cobrir o milho) e um pouco de sal, cobre com papel filme, faz uns furinhos e coloca no microondas em potência alta por uns 10min (vai depender do seu microondas)).

3- Wrap de frango desfiado
Cozinhe e desfie um peito de frango. Depois o coloque, junto dos outros ingredientes (alface crespa verde, cottage e uvas passas amarelas) no pão folha (caso não encontre utilize outro tipo de massa bem fina que dê para enrolar) pode ser também a massa integral caseira (1 xic de chá de farinha de trigo integral, 3 col sopa de gergelim e 1/3 xic de água). Para não ficar tão seco, pode usar uma colher de cottage.

4- Salada de fruta no espeto
Essa é uma ideia bem legal e você pode colocar frutas com as cores do Brasil. Compre frutas como carambola, kiwi, melão amarelo e uva verde e coloque-as em pedações pequenos num espeto de churrasco. O visual será bem colorido e você terá um petisco bem saudável. 







Com relação às bebidas, a cerveja, além de render calorias extras, favorece a desidratação e dificulta a recuperação muscular. O ideal é alternar com bastante líquidos, água, sucos ou chás. Os sucos naturais devem ser preparados minutos antes de servir. O suco de abacaxi com hortelã é bem digestivo. Pode optar também por águas aromatizadas com frutas, além de linda é super saborosa.


segunda-feira, 9 de junho de 2014

Benefícios do Leite Materno

O leite materno traz inúmeros benefícios para o bebê, entre eles:
O leite dos primeiros dias pós-parto, chamado de colostro, é produzido em pequena quantidade e é o leite ideal nos primeiros dias de vida, inclusive para bebês prematuros, pelo seu alto teor de proteínas. Não devendo ser descartado.
O leite materno melhora o desenvolvimento mental do bebê;
É mais facilmente digerido
Amamentar promove o estabelecimento de uma ligação emocional entre a mãe e a criança (vinculo afetivo), isso facilita o desenvolvimento social da criança;
O ato de mamar ao peito melhora a formação da boca e o alinhamento dos dentes.

Amamentar tem vantagens também para as mamães:
A mãe que amamenta sente-se mais segura e menos ansiosa;
Amamentar queima calorias e por isso ajuda a mamãe a voltar mais depressa, ao peso que tinha antes de engravidar;
Ajuda o útero a regressar ao seu tamanho normal mais rapidamente;
É econômico, não custa nada, muito mais prático e saudável para as crianças. 

Já o leite de vaca não é adequado às necessidades da criança, possui grande quantidade de gordura, proteínas e carboidratos, além disso, não possui anticorpos que protegem os bebês de diversas doenças. Ou seja, ele aumenta o risco de alergia a proteína do leite de vaca, aumenta o risco de a criança vir sofrer otites, amigdalites, bronquites, pneumonias, diarreias, infecções urinárias e sepses. crianças alimentadas com leite de vaca têm maior risco de desenvolver Obesidade na vida adulta e Diabetes Mellitus do Tipo I.

Aleitamento Materno

Importância do aleitamento materno exclusivo

As crianças devem fazer aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de idade. Ou seja, até essa idade, o bebê deve tomar apenas leite materno e não deve dar–se nenhum outro alimento complementar ou bebida.
O leite materno contém tudo o que o bebê necessita até o 6º mês de vida, como proteínas, açúcar, gordura, vitaminas, inclusive água. Assim, a oferta de chás, sucos e água é desnecessária e pode prejudicar a sucção do bebê, fazendo com que ele mame menos leite materno, pois o volume desses líquidos irá substituí-lo. Além disso, água, chá e suco representam um meio de contaminação que pode aumentar o risco de doenças. A oferta desses líquidos em chuquinhas ou mamadeiras faz com que o bebê engula mais ar (aerofagia) propiciando desconforto abdominal pela formação de gases, e conseqüentemente, cólicas no bebê. Além disso, pode-se instalar a confusão de bicos, dificultando a pega correta da mama e aumentar os riscos de problemas ortodônticos e fonoaudiológicos.
Além disso, contém determinados elementos, tais como anticorpos e glóbulos brancos protegendo o bebê de certas doenças e infecções.
·         A partir dos 6 meses de idade todas as crianças devem receber alimentos complementares (sopas, papas, etc.) e manter o aleitamento materno.

·         As crianças devem continuar a ser amamentadas, pelo menos, até completarem os 2 anos de idade.

Receita Suco Antioxidante

Suco Antioxidante

1 folha de couve
Meia cenoura cozida
Meia beterraba 
1 pedaço de gengibre 
Meia maçã descascada 
Suco de 1 laranja
Mel a gosto (opcional) 




Retire o talo da couve para que não amargue o suco e bata a couve, cenoura cozida, beterraba, gengibre e a maça, em seguida, adicione o suco de laranja e o mel.

**Os Antioxidantes são agentes responsáveis pela inibição e redução das lesões causadas pelos radicais livres nas células. 
Os alimentos contêm compostos antioxidantes como as vitaminas (A, C e E) a clorofilina, os flavonóides, carotenóides, curcumina e outros são capazes de restringir as lesões induzidas pelos radicais livres.
Este suco por exemplo é rico em substâncias antioxidantes como a vitamina C que está presente na laranja, esta vitamina possui efeito protetor contra os danos causados pela exposição às radiações e medicamentos.
O β-caroteno é o mais importante precursor da vitamina A, atua como antioxidante reduzindo a formação dos radicais livres está presente na cenoura, sendo que foi indicado que esteja cozida pois, a fibra reduz a absorção do betacaroteno. A beterraba também é rica em vitamina A e betacianina e tem um potencial efeito antioxidante, além de nitratos que possui efeito vasodilatador auxiliando na remoção das impurezas do organismo.
Os flavonóides também são substâncias que agem como antioxidantes combatendo os radicais livres que podem danificar o DNA que também está presente na maçã, além das vitaminas do complexo B, C e E
O gengibre tem uma substância bioativa chamada gingerol um termogênico natural.