quarta-feira, 28 de maio de 2014

Tensão Pré Menstrual - Como a alimentação pode ajudar?


Compulsão Alimentar

Quando as mulheres se encontram neste período, devido as flutuações hormonais, podem ocorrer vários sintomas, inclusive uma vontade louca de comer doces, chocolates e tudo que é besteira, mas porquê isso acontece?
O mecanismo que promove o aumento na ingestão de carboidratos é que este facilita a passagem do Triptofano para o cérebro em relação aos outros aminoácidos.
Não é a toa que ocorre um aumento instintivo na vontade de consumir carboidratos antes da menstruação. A ingestão de carboidrato favorece a melhora do humor, pois facilita o aumento da síntese de Serotonina.
 O carboidrato é muito importante e deve estar sempre presente na nossa alimentação, mas a escolha do tipo de carboidrato é o mais importante, para que não ocorra efeitos indesejáveis, como ganhar quilinhos extras. O ideal nesta época é a ingestão de carboidratos integrais (pão integral, aveia, gérmen de trigo, arroz integral, vegetais, frutas e hortaliças etc) divididos ao dia em pequenas porções.
Muitas vezes, esses sintomas aparece por uma deficiência do aminoácido Triptofano e vitamina B6, então consumir alimentos ricos neste nutriente, também ajuda a driblar esse sintoma (Carne de frango, boi, queijos brancos, grão de bico, feijão, castanha de caju, castanha do pará, amêndoas, amendoim e nozes, mamão, melancia, abacate, banana, tangerina e limão etc)
A atividade física ajuda e muito nessa época,a preguiça aumenta, dessa forma temos que encarar a preguiça e extravasar em alguma atividade física, pois quando estamos ativos, nosso corpo libera hormônios do bem-estar (endorfina e serotonina), rebatendo o estresse, ansiedade e compulsão alimentar e ainda ajuda no combate às cólicas menstruais.

Vamos pensar duas vezes antes de atacar aquelas besteiras, analisar se esta ação vale mesmo apena,
não somente no alívio gerado do momento, mas sim no que esta ação poderá gerar no futuro. Pense nisto!