Papel do Nutricionista

Vários são os benefícios que a atividade física pode promover à saúde. Estudos mostram associações entre inatividade física e risco de doenças cardiovasculares.

Importância da Alimentação Saudável

Por meio de uma alimentação variada com quantidades adequadas, pode-se obter uma dieta equilibrada, proporcionando nutrientes necessários para atender às necessidades do organismo.

Atividade física na promoção da saúde

Único profissional de saúde capacitado para oferecer soluções para reeducação alimentar, priorizando a individualidade, os aspectos nutricionais, as características e necessidades bioquímicas.

Receitas Saudáveis

Com intuito de promover alimentação saudável, trago receitas com ingredientes saudáveis e nutritivos!

Alimentação Funcional

Quando o alimento possui propriedades benéficas à saúde, prevenindo doenças. A nutrição funcional deve considerar a individualidade bioquímica, o equilíbrio nutricional, a biodisponibilidade de nutrientes, para que dessa forma ocorra realmente um efeito benéfico à saúde do indivíduo...

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Tapioca Colorida

Que tal variar um pouco a tapioca do dia dia??

Traga a corzinha de alguns alimentos para a tapioca e agregue valor nutritivo, enriquecendo a tapioca com vitaminas e minerais daquele alimento que você gosta bastante ou que a criançada não gosta de comer no dia a dia, além de dá um charme super especial.
O disfarce é uma boa ideia para atrair a criançada, se o seu filho não come certo tipo de alimento que tal disfarçar ele em outro? 

Pra ficar rosa hidratei o polvilho doce com suco de beterraba, mas aí sua imaginação pode ir muito além e fazer com cenoura, couve, café ou uva e muito mais. Olha como é fácil..

Você vai precisar:
500gr de Polvilho doce (1 pacotinho)
300 ml do suco (beterraba ou uva, cenoura, couve etc)
1 colher de chá de sal

Prontinho agora é só colocar o polvilho e o sal numa tigela e misturar, depois acrescente aos poucos o suco concentrado e vá misturando com as mãos, o polvilho não pode ficar grudento (isso quer dizer que ele foi muito hidratado) e nem muito seco. Por fim, a massa vai ficar com muitos grumos que se você apertar forma uma farinha. Agora então é hora da malhação rs ops de peneirar ! depois de peneirada sua tapioca colorida, linda e nutritiva está pronta para ir para frigideira, aproveite e coloque recheios saborosos e saudáveis também  Enjoy!!

Qualquer dúvida de como hidratar a massa, encontrei esse vídeo no youtube bem legal, ensinando como faz 
https://www.youtube.com/watch?v=JJaDwITRiOg

Beijoooos 

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Carboidratos x Fadiga Muscular

                                       Qual a importância dos carboidratos na atividade física?

Muitas pessoas associam o consumo de carboidrato com ganho de peso, não sabendo da sua real importância, o que acaba levando essas pessoas a seguirem dietas da moda, como aquelas que condenam o consumo de carboidratos, sendo que essa prática por esportistas pode trazer diversas consequências à saúde e o rendimento físico, a fadiga é uma delas.
A fadiga é definida como o conjunto de manifestações produzidas por trabalho, ou exercício prolongado, tendo como conseqüência a diminuição da capacidade funcional de manter, ou continuar o rendimento esperado. Vários são os fatores que podem levar ao aparecimento da fadiga no exercício seja ele de longa duração ou curta duração e alta intensidade. O baixo consumo de carboidratos, é uma delas, privará o organismo de energia para realização dos treinos, faltará glicose para estocar sob a forma de glicogênio, o que levará a uma maior produção de IMP (inosina monofosfato) e amônia, provocando um estresse metabólico e consequentemente à fadiga muscular. Além disso, a restrição de carboidrato determina a cetose e a perda de proteínas musculares.
O carboidrato é importantíssimo seja para qualquer indivíduo, o seu consumo deve ser adequado à necessidade de cada um, para praticantes de atividades físicas a ingestão é ainda mais importante, tanto no pré e pós treino e em alguns casos durante o treino.
A utilização de estratégias nutricionais envolvendo a ingestão de uma alimentação rica em carboidratos antes da prática de exercícios físicos aumenta as reservas de glicogênio, tanto muscular quanto hepático. Já a ingestão de carboidratos durante o esforço ajuda a manutenção da glicemia sangüínea e a oxidação destes substratos. Após o esforço a ingestão de carboidratos visa repor os estoques depletados e garantir padrão anabólico.
Por isso a importância da ingestão dos carboidratos e para que o objetivo seja alcançado é necessário uma avaliação criteriosa das necessidades individuais de cada um, sendo esta realizada pelo profissional nutricionista.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Benefícios do Whey Protein

Whey protein 

É uma proteína extraída do soro do leite, durante o processo de fabricação do queijo, onde são mantidos os peptídios do soro constituídos por beta-lactoglobulina, alfa-lactoalbumina, albumina do soro bovino, imunoglobulinas e glicomacropeptídeos. Atletas, praticantes de atividades físicas, pessoas fisicamente ativas e até mesmo portadores de doenças, vêm procurando benefícios nessa fonte protéica.
A diminuição da massa muscular esquelética está associada à idade e à inatividade física.
Já está suficientemente comprovado que a manutenção ou o ganho de massa muscular esquelética, principalmente em pessoas idosas, contribui para uma melhor qualidade e prolongamento da vida. Exercícios físicos, principalmente os resistidos com pesos, são de extrema importância para impedir a atrofia e favorecer o processo de hipertrofia muscular. Pessoas ativas e atletas necessitam de um aporte proteico maior do os indivíduos sedentários. 
As proteínas do soro apresentam benefícios muito importantes à saúde em geral. Diminui o risco de doenças infecciosas e também as consideradas crônicas ou degenerativas ao sistema imunológico, proteção contra microrganismos patogênicos, proteção contra o câncer de cólon e da mucosa gástrica, problemas cardiovasculares e osteoporose.
Para os atletas esta proteína oferece uma série de benefícios exclusivos, promovem recuperação eficiente, fortalecem a imunidade e melhoram os resultados do treinamento físico, produzindo uma melhora direta no desempenho atlético. Promovem aumento de massa muscular em conjunto com um treino apropriado devido a uma eficiente síntese de proteínas.
Do ponto de vista nutricional, essas proteínas apresentam um excelente perfil de aminoácidos essenciais os quais nosso organismo não produz, tais como: triptofano, cisteína, lisina, leucina, isoleucina e valina; sendo estes três últimos, conhecidos como aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) que favorecem o anabolismo, assim como a redução do catabolismo proteico, favorecendo o ganho de força muscular e reduzindo a perda de massa muscular durante a perda de peso.
As proteínas do soro do leite não são apenas utilizadas para o aumento da massa muscular, estão também envolvidas no tratamento do controle de peso, tratamento do câncer, diabetes, cicatrização e muitos outros.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Benefícios da Aveia

Que tal usar a aveia no seu dia a dia?

Ela é conhecida como um alimento promotor de saúde por conter em sua composição proteínas
com perfil de aminoácidos equilibrados, ácidos graxos essenciais, vitaminas, minerais, esteróis, antioxidantes e fibras alimentares,
especialmente as β-glicanas.
É considerada um alimento funcional, ou seja, quando o alimento possui propriedades benéficas à saúde, além daquelas conferidos pelos nutrientes presentes nos alimentos.
Possuem capacidade de reduzir o risco de ocorrência de doenças crônicas degenerativas.
As beta glicanas que são as fibras responsáveis pelas propriedades benéficas,
estão presentes no farelo de aveia, cevada e no psyllium.
São vários os benefícios atribuídos ao consumo adequado de fibras alimentares, verificados através dos estudos, como por exemplo: diminuição do colesterol; prevenção da constipação; aumento da saciedade; redução do risco de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares; prevenção e tratamento de diverticuloses e manejo do diabetes tipo 1.
Uma vez no estômago e no intestino delgado, essas fibras aumentam a viscosidade do bolo alimentar,
diminuindo a atividade de certas enzimas digestivas, influenciando diretamente na taxa de digestão e absorção de nutrientes, na redução da glicemia pós prandial e resposta insulínica, na redução do colesterol e regulação do apetite.
Além disso, previne constipações, pois elas agem aumentando o volume das fezes, pela captação de água e pela fermentação das fibras aumentando o número de bactérias benéficas para o intestino, normalizando o trânsito intestinal.
A aveia só não deve fazer parte do dia-a-dia das pessoas que possuem alguma intolerância ou sensibilidade ao glúten.

Pode ser usada com iogurte, com frutas, vitaminas, mingaus, bolos, e muito mais.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Petiscos Para Festejar a Copa do Mundo

Petiscos Saudáveis para Copa

Quem disse que pra torcer para sua seleção favorita tem que ser com aqueles petiscos nada saudáveis?!
Vou dar algumas dicas de petiscos super fáceis de fazer e muito saudáveis também...

1-Bruschetta
Corte fatias de pão integral, coloque um molho fresco (refogue 3 dentes de alho bem picadinhos no azeite e acrescente tomate picado sem sementes, folhas de manjericão e tempere com sal e pimenta do reino moída) e cubra com uma fatia de queijo mussarela de búfala ou um bom queijo de cabra ou queijo tipo cottage.
Outra opção é colocar o molho pesto, o queijo o tomate picado e cenoura ralada. (Abuse da imaginação)


2 – Pipoca
Prefira a de panela com pouco óleo e sal ou faça sua pipoca caseira de microondas (coloque uma xícara de milho pra pipoca numa tigela de vidro, um pouquinho de água (apenas para cobrir o milho) e um pouco de sal, cobre com papel filme, faz uns furinhos e coloca no microondas em potência alta por uns 10min (vai depender do seu microondas)).

3- Wrap de frango desfiado
Cozinhe e desfie um peito de frango. Depois o coloque, junto dos outros ingredientes (alface crespa verde, cottage e uvas passas amarelas) no pão folha (caso não encontre utilize outro tipo de massa bem fina que dê para enrolar) pode ser também a massa integral caseira (1 xic de chá de farinha de trigo integral, 3 col sopa de gergelim e 1/3 xic de água). Para não ficar tão seco, pode usar uma colher de cottage.

4- Salada de fruta no espeto
Essa é uma ideia bem legal e você pode colocar frutas com as cores do Brasil. Compre frutas como carambola, kiwi, melão amarelo e uva verde e coloque-as em pedações pequenos num espeto de churrasco. O visual será bem colorido e você terá um petisco bem saudável. 







Com relação às bebidas, a cerveja, além de render calorias extras, favorece a desidratação e dificulta a recuperação muscular. O ideal é alternar com bastante líquidos, água, sucos ou chás. Os sucos naturais devem ser preparados minutos antes de servir. O suco de abacaxi com hortelã é bem digestivo. Pode optar também por águas aromatizadas com frutas, além de linda é super saborosa.


segunda-feira, 9 de junho de 2014

Benefícios do Leite Materno

O leite materno traz inúmeros benefícios para o bebê, entre eles:
O leite dos primeiros dias pós-parto, chamado de colostro, é produzido em pequena quantidade e é o leite ideal nos primeiros dias de vida, inclusive para bebês prematuros, pelo seu alto teor de proteínas. Não devendo ser descartado.
O leite materno melhora o desenvolvimento mental do bebê;
É mais facilmente digerido
Amamentar promove o estabelecimento de uma ligação emocional entre a mãe e a criança (vinculo afetivo), isso facilita o desenvolvimento social da criança;
O ato de mamar ao peito melhora a formação da boca e o alinhamento dos dentes.

Amamentar tem vantagens também para as mamães:
A mãe que amamenta sente-se mais segura e menos ansiosa;
Amamentar queima calorias e por isso ajuda a mamãe a voltar mais depressa, ao peso que tinha antes de engravidar;
Ajuda o útero a regressar ao seu tamanho normal mais rapidamente;
É econômico, não custa nada, muito mais prático e saudável para as crianças. 

Já o leite de vaca não é adequado às necessidades da criança, possui grande quantidade de gordura, proteínas e carboidratos, além disso, não possui anticorpos que protegem os bebês de diversas doenças. Ou seja, ele aumenta o risco de alergia a proteína do leite de vaca, aumenta o risco de a criança vir sofrer otites, amigdalites, bronquites, pneumonias, diarreias, infecções urinárias e sepses. crianças alimentadas com leite de vaca têm maior risco de desenvolver Obesidade na vida adulta e Diabetes Mellitus do Tipo I.

Aleitamento Materno

Importância do aleitamento materno exclusivo

As crianças devem fazer aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de idade. Ou seja, até essa idade, o bebê deve tomar apenas leite materno e não deve dar–se nenhum outro alimento complementar ou bebida.
O leite materno contém tudo o que o bebê necessita até o 6º mês de vida, como proteínas, açúcar, gordura, vitaminas, inclusive água. Assim, a oferta de chás, sucos e água é desnecessária e pode prejudicar a sucção do bebê, fazendo com que ele mame menos leite materno, pois o volume desses líquidos irá substituí-lo. Além disso, água, chá e suco representam um meio de contaminação que pode aumentar o risco de doenças. A oferta desses líquidos em chuquinhas ou mamadeiras faz com que o bebê engula mais ar (aerofagia) propiciando desconforto abdominal pela formação de gases, e conseqüentemente, cólicas no bebê. Além disso, pode-se instalar a confusão de bicos, dificultando a pega correta da mama e aumentar os riscos de problemas ortodônticos e fonoaudiológicos.
Além disso, contém determinados elementos, tais como anticorpos e glóbulos brancos protegendo o bebê de certas doenças e infecções.
·         A partir dos 6 meses de idade todas as crianças devem receber alimentos complementares (sopas, papas, etc.) e manter o aleitamento materno.

·         As crianças devem continuar a ser amamentadas, pelo menos, até completarem os 2 anos de idade.

Receita Suco Antioxidante

Suco Antioxidante

1 folha de couve
Meia cenoura cozida
Meia beterraba 
1 pedaço de gengibre 
Meia maçã descascada 
Suco de 1 laranja
Mel a gosto (opcional) 




Retire o talo da couve para que não amargue o suco e bata a couve, cenoura cozida, beterraba, gengibre e a maça, em seguida, adicione o suco de laranja e o mel.

**Os Antioxidantes são agentes responsáveis pela inibição e redução das lesões causadas pelos radicais livres nas células. 
Os alimentos contêm compostos antioxidantes como as vitaminas (A, C e E) a clorofilina, os flavonóides, carotenóides, curcumina e outros são capazes de restringir as lesões induzidas pelos radicais livres.
Este suco por exemplo é rico em substâncias antioxidantes como a vitamina C que está presente na laranja, esta vitamina possui efeito protetor contra os danos causados pela exposição às radiações e medicamentos.
O β-caroteno é o mais importante precursor da vitamina A, atua como antioxidante reduzindo a formação dos radicais livres está presente na cenoura, sendo que foi indicado que esteja cozida pois, a fibra reduz a absorção do betacaroteno. A beterraba também é rica em vitamina A e betacianina e tem um potencial efeito antioxidante, além de nitratos que possui efeito vasodilatador auxiliando na remoção das impurezas do organismo.
Os flavonóides também são substâncias que agem como antioxidantes combatendo os radicais livres que podem danificar o DNA que também está presente na maçã, além das vitaminas do complexo B, C e E
O gengibre tem uma substância bioativa chamada gingerol um termogênico natural.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Tensão Pré Menstrual – Como a alimentação pode ajudar?

 Estresse/ irritabilidade.

Segundo o Ministério da Saúde (2010) 70% das mulheres possuem sintomas físicos e emocionais
relacionados com a TPM, sendo que em algumas mulheres estes sintomas podem interferir sua vida social, ocupacional e sexual.
Alguns estudos mostram que a deficiência de alguns nutrientes está relacionada com a TPM (Vitamina B6, A e magnésio). Dessa forma, uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes, pode auxiliar nos sintomas da tão famosa TPM.

Qual nutriente então pode auxiliar na redução do estresse/irritabilidade??

Estudos têm demonstrado que valores baixos de serotonina* total e a depleção de triptofano aumentam os sintomas da TPM. Uma Alimentação rica em Triptofano( aminoácido precursor da serotonina) juntamente com Vitamina B6 (parte da enzima chave para a síntese dos neurotransmissores da serotonina) podem aliviar os sintomas de estresse/ irritabilidade.
O triptofano está presente em boas concentrações na Carne de frango, boi, queijos brancos, grão de bico, feijão, castanha de caju, castanha do pará, amêndoas, amendoim e nozes, mamão, melancia, abacate, banana, tangerina e limão etc.
A vitamina B6 é encontrada em maior proporção em alimentos de origem animal (carnes, vísceras, leites e derivados) e em menor proporção nos vegetais, nozes, cereais integrais, batatas, aveia e gérmen
de trigo. Evitar o consumo de café e álcool neste período, pois são substâncias
que potencializam os efeitos da TPM.

*Serotonina= Neurotransmissor regulador do humor, sono, emoções etc..

Suco de beterraba e seu efeito vasodilatador


Beterraba x Vasodilatação

Muita gente pensa em melhorar seu rendimento físico e recorre a milhares de suplementos alimentares, sem ao menos consultar um profissional.
Você sabia, que a beterraba usada no pré treino, pode melhorar o rendimento? Pois é!
Estudos mostram que o uso do suco da Beterraba antes do treino, demonstra benefícios como aumento da potência e do tempo para alcançar a exaustão e redução da pressão arterial em repouso, isso devido à quantidade de nitrato presente na beterraba, o qual pode ser convertido em nitrito, sendo capaz de aumentar a biodisponibilidade do óxido nítrico – que é um potente vasodilatador. Ou seja, o óxido nítrico relaxa a musculatura lisa das veias e artérias, ocorrendo a vasodilatação, o que faz levar mais nutrientes e oxigênio para os músculos na atividade física.
Sendo importante não apenas para indivíduos saudáveis, mas também para aqueles com doenças crônicas, como a Hipertensão Arterial.
E como fazer?
No Mínimo 140 ml de suco de beterraba concentrado 2 ou 3 horas antes da atividade física.
E antes de qualquer coisa, procure um nutricionista para te auxiliar em uma alimentação saudável de acordo com seu objetivo.

Tensão Pré Menstrual - Como a alimentação pode ajudar?


Compulsão Alimentar

Quando as mulheres se encontram neste período, devido as flutuações hormonais, podem ocorrer vários sintomas, inclusive uma vontade louca de comer doces, chocolates e tudo que é besteira, mas porquê isso acontece?
O mecanismo que promove o aumento na ingestão de carboidratos é que este facilita a passagem do Triptofano para o cérebro em relação aos outros aminoácidos.
Não é a toa que ocorre um aumento instintivo na vontade de consumir carboidratos antes da menstruação. A ingestão de carboidrato favorece a melhora do humor, pois facilita o aumento da síntese de Serotonina.
 O carboidrato é muito importante e deve estar sempre presente na nossa alimentação, mas a escolha do tipo de carboidrato é o mais importante, para que não ocorra efeitos indesejáveis, como ganhar quilinhos extras. O ideal nesta época é a ingestão de carboidratos integrais (pão integral, aveia, gérmen de trigo, arroz integral, vegetais, frutas e hortaliças etc) divididos ao dia em pequenas porções.
Muitas vezes, esses sintomas aparece por uma deficiência do aminoácido Triptofano e vitamina B6, então consumir alimentos ricos neste nutriente, também ajuda a driblar esse sintoma (Carne de frango, boi, queijos brancos, grão de bico, feijão, castanha de caju, castanha do pará, amêndoas, amendoim e nozes, mamão, melancia, abacate, banana, tangerina e limão etc)
A atividade física ajuda e muito nessa época,a preguiça aumenta, dessa forma temos que encarar a preguiça e extravasar em alguma atividade física, pois quando estamos ativos, nosso corpo libera hormônios do bem-estar (endorfina e serotonina), rebatendo o estresse, ansiedade e compulsão alimentar e ainda ajuda no combate às cólicas menstruais.

Vamos pensar duas vezes antes de atacar aquelas besteiras, analisar se esta ação vale mesmo apena,
não somente no alívio gerado do momento, mas sim no que esta ação poderá gerar no futuro. Pense nisto!

Tensão Pré Menstrual - Como a alimentação pode ajudar?

  Retenção Hídrica                                                                
Um dos sintomas mais comum entre as mulheres na época da TPM é a retenção hídrica, marcada por inchaços nos seios, pelve, ganho de peso,decorrente desse acúmulo de líquidos e dores abdominais.
Esta retenção de sódio e água que causa desconforto para muitas mulheres, é explicada pela flutuação hormonal ocorrida na época, com consequente elevação da aldosterona sérica
(hormônio cuja principal função é controlar a absorção/excreção de sódio e potássio, atuando na regulação dos fluídos corpóreos) devido ao aumento do ACTH (hormônio adrenocorticotrófico), que pode ser ocasionado pelo estresse, alto níveis de serotonina cerebral e da angiotensina II.

Para controlar essa retenção algumas dicas são muito importantes:
- Ingerir bastante líquidos, isso mesmo! parece estranho, mas beber mais água faz com que os rins trabalhem melhor estimulando a eliminação dos líquidos (água, sucos naturais, água de coco)
- Inclua alimentos diuréticos como alface, pepino, aipo, alcachofra, salsinha, melancia, tomate, melão, morango e abacaxi - eles também irão ajudar na eliminação desse líquido, juntamente com as toxinas.
- Evite alimentos ricos em sódio(sal), ou seja, alimentos industrializados, embutidos, condimentos prontos e refrigerantes (sim, eles contêm muito sódio!) e o excesso de sal - Pois, na absorção do sódio a água também está envolvida neste processo, ou seja, um maior consumo de sódio aumenta a retenção de líquidos.
O exercício físico também auxilia na melhora da retenção,estimula a circulação, força o corpo a trabalhar e eliminar esse líquido.

Planejamento de compras

Planejamento de compras

Muitas pessoas possuem certa dificuldade em iniciar uma reeducação alimentar, isso muitas vezes se deve a falta de planejamento.
Para ter sucesso na Reeducação Alimentar e conseguir os objetivos
o primeiro passo é o Planejamento, e isso começa nas comprinhas que você vai fazer.
Vou dá algumas dicas importantes para começar com o pé direito!

Muitas vezes o cliente saiu da consulta
do nutricionista empolgado,
mas decide começar depois e assim vai adiando, adiando...
O resultado depende do seu primeiro passo, então é correr para o supermercado/feira/loja de produtos naturais etc.
Mas, antes vamos às dicas:

*Comece fazendo o cardápio da semana: Fica mais fácil pra você ir ao supermercado sabendo o que vai comprar!! (Olha lá o cardápio que a nutri passou e pé na tábua!)
*Anote tudo que vai comprar: É uma dica importante para não esquecer nadinha
e não colocar aquilo que não é necessário. Tire da lista o que você já tem em casa.
*Não vá de barriga vazia ao supermercado – Isso evita aquela vontade de comer besteiras
e comprar coisas desnecessárias.
*Comece sempre pela região dos hortifrútis – Pra começar com pé direito e com pensamento saudável! *Compre todas as frutas, verduras e hortaliças que precisa pra semana, lembrem-se em comprar a quantidade adequada, nada de exageros, pois são alimentos perecíveis.
*Uma boa dica também é comprar frutas e verduras da época assim economiza dinheiro e poupa no orçamento (#nutrieconômica)
*Olhar os rótulos dos alimentos industrializados é fundamental, ninguém quer comprar gato por lebre não é mesmo? isso tem que ser uma rotina, analisar os produtos que você está levando para casa, olhar os ingredientes e a composição nutricional, comparar os produtos.

E não se esqueça tudo depende de você, pensar saudável é o primeiro passo !

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Bolo Salgado de Aveia e Ricota

Mais uma receitinha saborosa e nutritiva. Esta receita você pode servir no almoço ou até mesmo nos lanches.. anota aí a receita:

Ingredientes
3 ovos
1/2 xic de chá de aveia em flocos
2 xix de (chá) de leite desnatado
250g de ricota fresca amassada
1 lata de ervilha escorrida
2 col (sopa) de cebolinha picada
2 col (sopa) de azeite de oliva
1/2 cebola picada
1 tomate sem casca e sem sementes picados
1 co sopa de manjericão picado
3 co sopa de queijo ralado ou queijo mussarela ralado
Preparo
Bata as claras em neve e reserve. Numa panela junte a aveia, o leite e o sal, leve em fogo baixo, mexendo até engrossar. Coloque o creme em uma vasilha e espere amornar. Junte a ricota, as gemas ao creme, mexendo bem, adicione as claras em neve, a ervilha e a cebolinha, cebola, tomate e manjericão, continue mexendo.  Derrame em um refratário untado com, 2 col de azeite, coloque por cima o queijo ralado. Asse em forno pré-aquecido e espere dourar.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Panqueca de Batata Doce

Essa é uma receita super prática e saudável !
Aposto que você tem os ingredientes em casa ;)

Então vamos a receita:

Ingredientes:

1 pedaço pequeno de batata doce cozida (50g)
2 col de sopa de frango cozido e desfiado
1 ovo inteiro
Sal, cebola, salsa e pimenta à gosto.

Bata tudo no processador . Unte uma frigideira anti-aderente com um fiozinho de azeite de oliva e espalhe com uma folha de papel toalha (para retirar o excesso). Coloque a massa na frigideira quente e espere dourar para virar, muito cuidado nessa hora! como a massa não tem nenhum tipo de farinha, ela fica bem molinha, nessa hora tem que ter muito cuidado.
Você pode usar no seu café da manhã, servindo com uma colher de sopa de queijo cottage ou requeijão light e orégano, pode usar no pré-treino ou pós-treino.

Bom apetite!

Benefícios da Batata Doce


Você conhece os benefícios da Batata Doce?

 A batata doce é um carboidrato complexo e com um baixo índice glicêmico, ou seja, seus açúcares são liberados de forma lenta na corrente sanguínea, não fazendo picos de insulina. Isso contribui para o controle da glicemia, mantendo-a em níveis normais  e contribui para a manutenção do peso e perda do peso, já que não haverá picos de glicose para que a insulina estoque e transforme-a em gordura. Além disso, a batata doce possui fibras que estimulam o crescimento da flora intestinal benéfica, melhorando o trânsito intestinal, bem como a absorção de nutrientes e a eliminação de toxinas, evitando assim o aumento do LDL-Colesterol. Além disso, esse tubérculo tem sido muito indicado para praticantes de atividade física, para suprir a demanda de energia muscular.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

É Páscoa!

Chocolate!

A páscoa está chegando e é bom lembrar que para obter os benefícios do chocolate é bom estar atento aos ingredientes contidos na embalagem.

 Isso porque, os benefícios promovidos pelo chocolate são provenientes do cacau que contém flavonóides (epicatequina, catequina, procianidinas), substâncias antioxidantes protetoras de doenças coronarianas. Vale lembrar, que quanto maior a porcentagem do teor de cacau, maior é o efeito protetor, por isso é importante dá uma olhadinha nas embalagens, a maioria dos chocolates vendidos nos mercados possuem como ingredientes principais açúcar e gordura, trazendo efeitos opostos. Mas, existem no mercado opções mais saudáveis com teor entre 40, 50, 70% de cacau. E pra quem não teve jeito e ganhou aquele chocolate cheio de açúcar e gordura, o ideal é comer pequenas porções por dia. Quem resiste ao poder do chocolate não é mesmo?!

 Feliz Páscoa à Todos !!

terça-feira, 15 de abril de 2014

Hora de comer!

Comer de 3 em 3 horas? Porquê?

Todo mundo já ouviu falar por um nutricionista, alguma notícia ou até mesmo na televisão que esse hábito é muito importante, mas realmente você sabe porquê?

Um dos principais motivos é que comer de três em três horas acelera o metabolismo, pois a cada vez que você ingere alimentos, seu organismo queima calorias na tarefa da digestão. Por outro lado, quando se fica sem comer por muito tempo, o corpo aprende a economizar calorias (na forma de gordura!). Além disso, nosso corpo precisa de nutrientes constantemente para realizar todas as nossas atividades como pensar, andar, escrever, conversar...e esses nutrientes estão presentes na nossa alimentação.
Mas, nada disso adianta se você comer a cada 3 horas e a escolha dos alimentos for equivocada.
Quem se alimenta de forma saudável, em períodos curtos, acaba tendo uma sensação maior de saciedade. Assim, chega às refeições principais com menos fome. Tendo menos fome, a pessoa mastiga com mais calma e mais vezes, saboreia a comida, e a digestão se torna mais fácil.
Lembrando que quem realiza poucas refeições ao dia, isto traz consequências, uma delas é o aumento do estômago e do intestino delgado, contribuindo para o aumento de peso. O jejum prolongado também favorece a ocorrência de hipoglicemia (falta de açúcar no sangue). Por isso, é normal sentir fraqueza,dor de cabeça, tontura e mal-estar em um período longo entre as refeições.
Vamos comer mais vezes e de forma saudável !!
Sempre, procure uma nutricionista para te auxiliar e melhorar a sua qualidade de vida.

sábado, 12 de abril de 2014

Alimentação Saudável



Nada como começar o primeiro post e falar de alimentação saudável !!
Segundo o Ministério da Saúde (2010) uma alimentação saudável deve ser baseada em práticas alimentares que assumam um significado social e cultural dos alimentos como fundamento básico conceitual. Sabemos, que uma adoção na prática de alimentação saudável e a prática de atividade física previne fatores associados às doenças crônicas não-transmissíveis.
Lembrando que alimentação saudável não precisa ser cara, pois pode ser feita com alimentos naturais, produzidos na região em que vivemos;
• deve ser colorida e composta por alimentos variados;
• é sim, saborosa;
• precisa ter qualidade e ser consumida na quantidade certa (Para isso a importância do profissional Nutricionista);
• deve ser segura para o consumo, ou seja, estar livre de contaminação.
Dessa forma, irei trazer várias dicas de alimentação saudável e estilo de vida, receitinhas fits e muito mais !!

:****